LAUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (NBR 10004:2004)

O que é Laudo de Classificação de Resíduos Sólidos?

O Laudo de Classificação de Residuos Sólidos (NBR 10004:2004) é uma análise técnica das características de geração dos resíduos sólidos utilizada para classificá-los e ajudar na decisão da melhor forma de disposição final ambientalmente correta disponível.

A sua execução ocorre conforme os procedimento descritos na ABNT NBR 10004:2004 onde, primeiramente se avalia, através dos processos industriais que geram este resíduo, se ele pertence a Classe I ou Classe II.

O que devo prestar atenção ao contratar um Laudo de Classificação de Residuos Sólidos?

Primeiramente, veja se o laudo oferecido no orçamento contempla análise laboratorial ou não. A análise laboratorial é necessária quando o resíduo gerado não é facilmente identificado como Classe II.

Caso seja verificado algum tipo de contato do resíduo com substâncias corrosivas, inflamáveis, condições reativas, tóxicas ou patogênicas no processo de sua geração, talvez seja necessário, a critério do técnico que está executando o laudo, a análise laboratorial do resíduo para verificar as concentrações de contaminação sofrida. Após os resultados das análises, compara-se novamente o resultados com os valores das substâncias existentes em limites estabelecidos em norma, para aí sim enquadrá-lo como Classe I ou Classe II.

Esta classificação, ao final do laudo, permite identificar a melhor forma de destinação do resíduo.

Em muitos casos, o órgão ambiental solicita o laudo de classificação na autorizações ambientais de transporte de resíduos ou quando se tem interesse em utilizá-lo em projeto de utilização agrícola do resíduo.

Laudo de Classificação de Resíduos Sólidos não é a mesma coisa que PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos! Não confunda!

Como a Engenho Ambiental pode me ajudar com o Laudo de Classificação de Residuos Sólidos?

A Engenho está apta a elaborar o laudo de classificação completo. Está em dúvida se você precisa de laudo de classificação de resíduos para os resíduos gerados na empresa?

Clique aqui e converse conosco!